Top 10 dúvidas sobre Ortododôntica Estética

    Qual é o preço do tratamento com aparelho estético? Quais são os tipos de aparelho? E as vantagens em relação ao aparelho metálico? evido ao grande número de dúvidas sobre os Aparelhos Ortodônticos Estéticos, ou Aparelhos Estéticos e não Aparelhos Invisíveis, hoje vou responder as Top Dúvidas sobre esta bela saída no tratamento ortodôntico.

    Vamos as Top 10 Dúvidas:

    1- Aparelho Estético é melhor do que o aparelho metálico?
    Esta dúvida foi tema aprofundado no post “Doutor, aparelho estético é melhor do que o metálico?”, mas posso dizer que devido as novas tecnologias e materiais disponíveis os aparelhos estéticos hoje se igualam ao metálico com a vantagem da estética quanto a qualidade e versatilidade no tratamento ortodôntico.

    2 – Existe aparelho estético metálico?
    Não. Ou o aparelho é metálico ou de algum material estético ou filosofia estética, vou falar mais adiante quais são os tipos de aparelhos estéticos.

    3 – Existe o aparelho autoligado estético?
    Sim, o mercado dos aparelhos autoligados são bem competitivos nos Estados Unidos e os únicos autoligados estéticos são produzidos por lá e alguns consultórios aqui no Brasil já utilizam.

    4 – Quais são os tipos de aparelhos estéticos?
    São várias as alternativas estéticas ortodônticas. Dentre os aparelhos ortodônticos fixos existem os de policarbonato, porcelana e safira. Os aparelhos ortodônticos autoligados também são fixos mas contam com a vantagem de não utilizarem as famosas borrachinhas (Leia Aparelhos Auto Ligados ou Auto Ligáveis: Onde o velho e o novo se confundem!). Existe uma outra filosofia estética de tratamento ortodôntico fixo que é através da aparelho lingual que como o próprio nome diz é instalado por trás (lado da língua) e não aparece no sorriso (Leia: Ortodontia Lingual com Incógnito!). E por último e não menos eficaz o Sistema Invisalign cujo tratamento funciona através de uma sequência de placas removíveis e transparentes.

    5 – Existem bandas estéticas?
    Para quem não sabe as bandas são anéis metálicos posicionados nos dentes de trás, cuja função é dar mais “estabilidade” ancorando os dentes do fundo. por enquanto não existem bandas estéticas, mas hoje os aparelhos contam com o tratamento sem bandas e são colados iguais aos braquetes metálicos nos dentes do fundo.

    6 – Água sanitária limpa o aparelho estético?
    Provavelmente você fez esta pergunta porque está usando um aparelho ortodôntico fixo de policarbonato, um tipo de plástico que amarela com o tempo. É mais barato, porém tem o defeito de amassar e amarelar. Quanto a água sanitária, nem pense em fazer um bochecho porque além de você queimar a boca, não vai clarear ou limpar o aparelho.

    7 – Estes aparelho amarelam os dentes?
    Não. Seus dentes já eram amarelos, o que houve foi o contraste do aparelho (branquinho) com os dentes (amarelinhos). Após o término do tratamento ortodôntico faça um clareamento dentário (Leia Aparelho ortodôntico escurece os dentes?).

    8 – Aparelho estético dói menos?
    Também não. A movimentação dentária será na mesma intensidade de um aparelho metálico.

    9 – Quanto custa o aparelho estético e quais são as desvantagens?
    A maior desvantagem destes aparelhos ao meu ver são os custos. Hoje o seu preço é muitas vezes superior ao aparelho ortodôntico convencional. Outra desvantagem se refere ao aparelho ortodôntico fixo de policarbonato, cuja estética dura somente os primeiros meses de tratamento, com o tempo os braquetes ficam encardidos e amassados.

    10 – Qual é a melhor borrachinha para colocar no estético?
    Geralmente, cada marca de aparelhos estéticos tem sua linha de ligadura elástica (borrachinha) estética, porém dificilmente elas conseguem manter a brancura ou transparência até a próxima consulta de retorno.

    +55 62 3215-3645

    Agende sua consulta
    Rua 22, Nº 310, Setor Oeste
    Goiânia- GO, Cep 74120-130
    Horário de Funcionamento
    Segunda - Sexta das 08h às 18h
    Copyright © 2017. Todos os direitos reservados à Interface Odontologia.