Cirurgia Parendodôntica
O tratamento endodôntico é um meio seguro e eficaz de preservar dentes que de outra forma estariam perdidos. Entretanto, existem situações como lesões persistentes, presença de um corpo estranho no interior do canal e perfurações na raiz, onde ocorre a manutenção de microrganismos na porção apical e periapical do dente, impossibilitando o controle da infecção endodôntica. Diante de um fracasso endodôntico, a primeira opção recai sobre o retratamento, mas em algumas situações se faz necessário uma complementação cirúrgica.
A Cirurgia Parendodôntica ou Cirurgia Periapical tem a finalidade de remover o agente causador do processo patológico. Dentre outras técnicas, a modalidade mais empregada é a Apicectomia com Obturação Retrógrada, onde é removida a lesão apical, juntamente com o ápice do dente envolvido. Posteriormente é realizado o preparo do canal radicular com o auxílio do ultrassom e a obturação do mesmo com material biológico compatível. Em alguns casos podem ser utilizados enxertos ósseos e membranas a fim de diminuir o defeito causado pela infecção.
Está indicada em casos de complicações anatômicas (canais curvos ou calcificados), problemas iatrogênicos, traumatismos, necessidade de biópsia, defeitos endo-periodontais e dentes previamente tratados e com lesões persistentes, além de dentes com presença de núcleo e coroas definitivas ou próteses extensas onde a remoção das mesmas é contra indicada.
Está contra indicada quando o tratamento ou retratamento for a forma mais conveniente e segura para a cura da lesão, problemas periodontais severos, raízes de difícil acesso cirúrgico, raízes muito curtas, pacientes com problemas patológicos em fase aguda, como diabetes não compensada, alterações sanguíneas, uso de anticoagulantes e imunodeprimidos.
+55 62 3215-3645
Goiânia- GO, Cep 74120-130
Segunda - Sexta das 08h às 18h