Implantes para perdas unitárias e parciais
A perda de apenas um dente pode trazer vários problemas para o paciente. Quando a perda de apenas um dente é na parte anterior (frente), o comprometimento estético é maior. Muitos pacientes usam neste tipo de perdas próteses fixas sobre dentes, o que não evita a perda contínua de osso e ainda pode prejudicar os dentes ao lado do espaço protético.
Quando a perda do dente ocorreu a muito tempo, é fisiológico, é natural, que ocorra a perda óssea na região sem dente. Nestes casos, observa-se uma depressão na região da ausência do dente. Para poder colocar implantes nestes casos necessita-se da realização de enxerto.
Quando a perda ocorre na região posterior (atrás), ocorrem uma série de modificações na boca do paciente. Lembre-se a boca juntamente com os dentes formam um sistema equilibrado, e a perda de apenas um dente pode quebrar este equilíbrio. A perda de dentes nesta região, faz com que os outros dentes se movimentem.
Além de movimentações, os dentes antagonistas podem extruir, provocando contatos, toques errados durante a mastigação, que podem gerar dor e a perda de mais dentes.
Lembre-se de uma coisa. O fato de existir uma perda de dente não significa que é só colocar um implante e uma coroa e o problema está resolvido. O ideal é tentar levar o paciente novamente ao equilíbrio dos dentes. Ou seja, o dente que extruiu deve ser reposicionado, o dente que se inclinou deve voltar à posição original, mesmo que para isso seja necessário a colocação de aparelho ortodôntico.
Da mesma maneira que a perda de um dente leva ao desequilíbrio dos dentes, a perda de mais de um elemento traz enormes prejuízos ao paciente. Além de movimentações dentárias, como extrusão e inclinação, a falta de dentes prejudica e mastigação e consequentemente a qualidade de vida do paciente. Os pacientes que já perderam muitos dentes, normalmente são usuários de próteses parciais removíveis (pontes, pontes de grampo) e muitos se queixam de dificuldade para mastigar. Em alguns casos, estas próteses ainda interferem na estética do paciente, com o aparecimento de grampos de metal.
A avaliação de um especialista nestes casos de múltiplas perdas é extremamente importante. Muitas vezes, a perda de, por exemplo, 4 dentes, não quer dizer que 4 implantes devem ser colocados.
Além disso, o especialista vai avaliar quais modificações ocorreram em sua boca e dizer se há a necessidade de se fazer enxertos ósseos, enxertos gengivais, colocação de aparelho ortodôntico
+55 62 3215-3645
Goiânia- GO, Cep 74120-130
Segunda - Sexta das 08h às 18h